Quarta no IAB #em casa - Urbanismo colaborativo e ativismo para o combate à pandemia: resultados do laboratório cidadão ConectaLAB

Data: 14/10/2020
Local: Page do Circuito Urbano no YouTube
Horário: 19h00

Urbanismo colaborativo e ativismo para o combate à pandemia: resultados do laboratório cidadão ConectaLAB

O evento integra a programação “quartas do IAB RS #emcasa”. A pandemia de Covid-19 evidenciou um problema comum de muitas cidades brasileiras: a carência no abastecimento de água, especialmente em regiões periféricas de grandes cidades. Diante deste cenário, o IAB RS, em colaboração com o coletivo TransLAB.URB, realizou o laboratório cidadão ConectaLAB, com o objetivo de pensar e propor soluções emergenciais ao abastecimento de água, especialmente em espaços urbanos. Participaram do laboratório, de forma virtual, pessoas de diferentes áreas de atuação e vários lugares do país, dentre os quais um moçambicano que atualmente realiza pesquisa no Brasil. O resultado dos sete dias de trabalho e debates forma um guia prático que indica caminhos para solucionar problemas para abastecimento de água e que podem ser utilizados por comunidades diante das diversas situações em que são afetadas pela falta de abastecimento. As propostas não pretendem substituir a responsabilidade do poder público, e sim instrumentalizar os participantes para que conheçam as possibilidades de atuação e cobrem ação dos gestores.

TE CONECTA!
O QUE: Live "Urbanismo colaborativo e ativismo para o combate à pandemia: resultados do laboratório cidadão ConectaLAB"
QUANDO: Dia 14 de outubro, às 19 horas
ONDE: Page do Circuito Urbano no YouTube

QUEM PARTICIPA:

Nathalia Danezi (mediação)
Arquiteta e Urbanista / IAB RS
Nathalia Danezi é Arquiteta e Urbanista, Mestre em Planejamento Urbano e Regional e Diretora de Comunicação Adjunta do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RS).

Leonardo Brawl
Ativista Social / TransLAB.URB
Leonardo Brawl Márquez é Ativista Social, Arquiteto & Urbanista e Músico, membro cofundador do coletivo TransLAB.URB. Cofundador da Rede Placemaking Brasil e da Rede Brasileira de Urbanismo Colaborativo. Integrante das redes Placemaking Latinoamerica, PlacemakingX e Civicwise. Articulador em Segura a Onda (Frena La Curva).

Paula Motta
Arquiteta e Urbanista / IAB RS
Paula Motta é arquiteta e urbanista pela Uniritter. É cofundadora da Turba, coletivo que estimula a igualdade de gênero na construção de cidades inclusivas através de ações colaborativas no espaço urbano e pauta esse debate no contexto local desde 2018. Atual vice-presidente do IAB RS e membro da Comissão Temporária de Equidade de Gênero do CAU/RS.

Marussia Whately
Urbanista / Instituto Água e Saneamento
Marussia Whately é urbanista e diretora do Instituto Água e Saneamento, focado na universalização do saneamento, em especial para comunidades urbanas vulneráveis e comunidades rurais. Coordenou o Programa Mananciais do Instituto Socioambiental. Integrou equipe do Instituto Democracia e Sustentabilidade. Apoiou a estruturação do Programa Municípios Verdes em 100 municípios do Pará. É idealizadora da Aliança pela Água.

Maria Lúcia Oliveira
Militante das causas indígenas e negras
Maria Lúcia Oliveira é presidente do Centro de Defesa Ferreira de Souza, Umbandista, da linha de Umbanda que tem conjunto entre Maranhão, Ceará e Piauí. Mora na comunidade Boa Esperança desde 1970. Militante, defensora das raízes indígenas e negras.

Miguel Abudo Momade Ali
Educador Social e Mestre em Gestão de Desenvolvimento
Moçambique
Miguel Abudo Momade Ali é natural de Moçambique. É Educador Social e Mestre em Gestão de Desenvolvimento. É Doutorando em Desenvolvimento Urbano na UFPE. Professor na Universidade Católica de Moçambique. Ativista Social. Capacitado em Laboratório de Inovação da Água pela WATERLUTION. Consultor para Planejamento Urbano em Moçambique na prefeitura da cidade de Nampula. Co-fundador do Observatório da Cidade Nampula - Moçambique.