Quintas no Solar - Como foi extinta uma reintegração de posse: a luta da Vila Boa Esperança

Data: 05/12/2019
Local: Solar do IAB RS - rua General Canabarro, 363, Centro Histórico
Horário: 19h30

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promove na próxima quinta-feira (05/12), às 19h30, a palestra e debate 'Como foi extinta uma reintegração de posse: a luta da Vila Boa Esperança'. O evento acontecerá no Solar do IAB RS (rua General Canabarro, 363 - Centro) e é aberto a todos(as) interessados(as) e a entrada é franca.

Ameaçados(as) desde fevereiro de 2017, os(as) moradores(as) da Vila Boa Esperança lutam contra a reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Prefeitura de Porto Alegre em defesa de seu território e das condições dignas de vida que este pressupõe. Como resultado dessa intensa e extensa disputa, a Associação de Moradores da comunidade, no dia 14 de agosto deste ano, conquistou a extinção do processo de reintegração movido pela reitoria da UFRGS e avançou para garantia da segurança de posse via o instrumento de Concessão de Uso Especial para Fins de Moradia (CUEM).

A vitória é consequência de ações provocadas por diferentes forças políticas, desde as mobilizadas internamente através de ações diretas geradas pelos\as moradores\as para visibilizar a causa - ainda que muitas vezes silenciados\as - passando pelo apoio de políticos de esquerda, até chegar na cooperação com grupos autônomos. A partir desses últimos, os quais se destacam o Ambiente Crítico e Gajup\UFRGS, foram realizadas pesquisas objetivando garantir a posse jurídica e produzir subsídios técnicos e teóricos para melhorias da vida comunitária, tanto individual como coletivamente.

Nesta oportunidade será apresentada a trajetória da luta e, em especial, os dados produzidos nos trabalhos de campos, os quais foram sistematizados nos relatórios Territorial e Ambiental da Vila Boa Esperança. A atividade, além de objetivar socializar os resultados, também visa discutir as estratégias de produção espacial em Porto Alegre, com destaque para as perspectivas críticas sobre os temas da moradia, questão fundiária e áreas de risco.

Participantes:
Coletivo Ambiente Crítico
Gajup/UFRGS
Erondina Sarturi - Liderança Comunitária
Cléuton Lima - Liderança Comunitária


COLOQUE NA AGENDA
O QUE: palestra e debate 'Como foi extinta uma reintegração de posse: a luta da Vila Boa Esperança'
QUANDO: Quinta-feira, dia 05 de dezembro, às 19h30
ONDE: Solar do IAB RS (rua General Canabarro, 363 - Centro)
QUANTO: Entrada Franca