Casa cheia no debate "Quem manda nas cidades?"

Data: 19/07/2019
Fonte: Sabrina Ortácio - jornalista

Na noite desta quinta-feira (18/07) o IAB RS promoveu o debate "Desafios para Gestão Pública e Democrática: Quem manda nas cidades?"

O evento contou com a participação do geógrafo Paulo Soares, do Observatório das Metrópoles, e de Wrana Panizzi, professora da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. "Nosso objetivo nesta noite é gerar uma reflexão sobre planejamento, política e mercado", destacou o presidente do IAB RS, Rafael Passos.


 


Para Wrana Panizzi, o desafio de pensar quem manda nas cidades releva a necessidade de compreensão das relações que se estabelecem entre a cidade, o planejamento urbano e o papel dos atores: Estado e Mercado. "É neste contexto que se situam os limites, o alcance e as inovações de uma gestão pública e democrática. E o que fazer?", questionou Wrana.

Segundo Paulo Soares, precisamos refletir sobre a transformação da gestão urbana e metropolitana no contexto da expansão do regime de acumulação mundializado e financeirizado. Como a financeirização da economia capitalista e da produção imobiliária afeta a produção do espaço urbano e da cidade? E as relações entre poder público e capital imobiliário, seus impactos sócio-espaciais e as formas de resistência possíveis?

Essas foram algumas das questões discutidas durante o evento.

Para conferir o debate na íntegra acesse o link:
https://www.facebook.com/IABRS/videos/1295280747312625/