CAU/RS inicia implantação de escritórios regionais

Data: 03/08/2018
Fonte: Sabrina Ortácio


Está saindo do papel a proposta do CAU/RS de criação de escritórios no interior do Estado para realizar a fiscalização, parcerias técnicas e estratégicas, e o atendimento de profissionais da arquitetura e urbanismo. A iniciativa consta na plataforma da atual gestão do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado (CAU/RS), que contou com o apoio do IAB RS nas últimas eleições, e está em realização pelo plano de trabalho.

O primeiro Escritório Regional do CAU/RS será em Santa Maria. O anúncio ocorreu na última quinta-feira (03/08) em encontro com um grupo de profissionais da região atuantes em escritórios, entidades, professores de faculdades e técnicos municipais. Também foi realizada uma audiência do CAU/RS com o prefeito da cidade Jorge Pozzobom para anunciar o futuro escritório e consolidar diversas parcerias institucionais.

As ações de divulgação da implantação do escritório regional em Santa Maria contaram com a presença do presidente do CAU/RS, Arq. Tiago Holzmann da Silva; de seu vice-presidente, Arq, Rui Mineiro; da conselheira do CAU/RS, Arq. Priscila Terra Quesada, residente e atuante em Santa Maria; do conselheiro do CAU/RS, Maurício Zuchetti; e do chefe de gabinete do conselho, Fausto Loureiro. A presidente do Núcleo do IAB RS em Santa Maria, Arq. Lídia Rodrigues, também servidora do município, acompanhou as atividades.

“Os escritórios regionais são um compromisso da nossa gestão. Representam um reconhecimento aos profissionais que atuam em todo o interior do estado e atendem aos objetivos da gestão de qualificar a atuação e a presença do Conselho, mais perto dos arquitetos e urbanistas gaúchos”, destaca o presidente Tiago Holzmann da Silva.

Para o Presidente do IAB RS Rafael Passos a implantação dos escritórios regionais otimizará e ampliará o elogiado programa CAU Mais Perto. “Importante que tenham a função meramente técnica e administrativa, apoiando as unidades móveis do CAU e oferecendo serviços presenciais aos profissionais".

A escolha de Santa Maria foi aprovada em Plenária do CAU/RS, realizada no final de julho, em atendimento ao relatório de um grupo de trabalho que estudou diversos aspectos para a definição das sedes, como o número de profissionais e de cursos de Arquitetura e Urbanismo existentes na região, por exemplo. Os outros três escritórios serão abertos em Passo Fundo, Caxias e Pelotas que estão contemplados no plano de implantação em andamento.