Comissão Cidades do IAB RS realiza pesquisa sobre Plano Diretor de Porto Alegre

Data: 24/09/2019
Fonte: Sabrina Ortácio - jornalista

A Comissão Cidades do IAB RS está realizando até o final de setembro uma pesquisa sobre a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, que aborda também as diferentes visões sobre viver em Porto Alegre e alguns conflitos na cidade. A ideia é atingir a maior diversidade de pessoas possível, considerando técnicos e não técnicos, profissionais dos setores público e privado, ativistas sociais, vinculados ou não a movimentos e cidadãos em geral.

Durante o ano de 2018 a Comissão Cidades do IABRS, formada por arquitetos e não arquitetos, discutiu o PDDUA de Porto Alegre. A expectativa era se apropriar do plano da cidade considerando um anúncio sobre sua revisão do final de 2016. No total mais de 60 pessoas participaram deste debate.

Até o momento conta com um universo de 80 participações.

Perguntados, por exemplo, sobre quais temas seriam mais importantes na preocupação de cada um com a cidade, os pesquisados priorizaram, em seqüência, do 1º ao 5º lugar, respectivamente: mobilidade urbana, temática bastante distanciada das demais em termos de priorização; espaço público e áreas de preservação, conteúdos bem próximos um do outro em termos do número de citações; patrimônio cultural, questão muito atual em função da discussão sobre a legislação do inventário de imóveis e, em 5º lugar, canais de participação, envolvendo a preocupação sobre como se dará esta discussão.

Sobre a pergunta envolvendo a consciência sobre a revisão do plano em Porto Alegre, uma ampla maioria respondeu que sim, que está sabendo. Entretanto, muitos comentários revelam o desconhecimento do processo.

Participe da pesquisa, acesse: https://forms.gle/Anh4V1dk4ikGMFct7