IAB RS lança projeto em parceria com a UFRGS para reunir documentos históricos do Instituto

Data: 28/05/2019
Fonte: *Texto: Jeniffer Cuty (coordenadora do Projeto Acervos IAB RS) | Fotos: Priscila Rigoni

O Projeto Acervos é uma parceria idealizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para organização do arquivo histórico, acervo bibliográfico e material museológico da instituição. Fundado em 1948 em Porto Alegre, o IAB RS carece de organização sistemática do seu acervo, dificultando o acesso de pesquisadores e público geral ao conteúdo acumulado pela organização.

O Instituto remonta a um período histórico importante para a fundação e consolidação do curso de ensino superior em Arquitetura na região, contendo documentação sobre os debates feitos pelos profissionais da área, como eventos e congressos, além da documentação institucional como atas e relatórios de gestão, que demonstra a trajetória dos arquitetos no Estado. Além disso, o arquivo local conta com o acervo privado de Enilda Ribeiro, esposa de Demétrio Ribeiro e figura importante para o campo profissional, tanto em sua atuação como arquiteta como em sua atuação dentro do IAB RS e Nacional.
 

A instituição acumulou tanto documentos quanto materiais diversos a partir das pessoas que fizeram parte de sua história. Há revistas, livros, fitas VHS e cassete, plantas e catálogos, materiais que além de compor a vida da instituição fazem também parte de uma história maior. O principal objetivo dessa parceria é organizar os documentos para torna-los acessíveis ao público, para que assim a história do IAB RS e da arquitetura no estado possa ser contada, pesquisada e rememorada pelos pares e pela cidade de Porto Alegre.