Nota de Pesar: Obrigado, Paulo Mendes da Rocha

Data: 23/05/2021
Fonte: Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

O Instituto de Arquitetos do Brasil lamenta profundamente informar o falecimento do Arquiteto Paulo Archias Mendes da Rocha ocorrido no dia 23 de maio de 2021.

Paulo Mendes contribuiu profundamente para a formação da cultura arquitetônica e urbanística brasileira e mundial. Foi presidente nas gestões de 1972-73 e 1986-87 do Departamento de São Paulo, de onde era sócio desde 1955. Nascido em Vitória, em 25 de outubro de 1928, formou-se arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, em 1954.

Entre outras honrarias, Paulo Mendes da Rocha recebeu o Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-americana, em 2000; o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial, em 2006; o prêmio Leão de Ouro, da Bienal de Veneza, Itália, na categoria arquitetura, pelo conjunto da obra; o Prêmio Imperial do Japão, um dos mais prestigiosos do mundo, cuja premiação aconteceu em Tóquio, entregue pelo príncipe Hitachi, em 2016; e a Medalha de Ouro Real de 2017 do Royal Institute of British Architects (RIBA).

Neste ano, foi premiado com a medalha de ouro da União Internacional de Arquitetos (UIA), a quem será feita uma homenagem oficial durante a ocasião do Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO), a realizar-se em julho deste ano. O arquiteto é autor de obras marcantes na paisagem e na cultura brasileira.

O IAB se solidariza com familiares, amigos e colegas e agradece imensamente por toda sua história, contribuições e legado: obrigado, Paulo.

São Paulo, 23 de maio de 2021