Perdemos Iran Rosa

Data: 21/03/2021
Fonte: Assessoria de Comunicação IAB RS

É com muito pesar que o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) informa o falecimento do arquiteto e urbanista Iran Rosa, ex-presidente desta entidade, no dia 21 de março de 2021, em Porto Alegre. Estamos em profunda tristeza. Deixamos aqui nossos sinceros sentimentos a todos os familiares.

Iran lutou como pode, foi bravo, guerreiro, mas as lesões causadas pelo Covid19 foram sérias demais.

Por Rafael Passos, presidente do IAB RS:
"Iran foi enorme! Para o IAB foi líder de uma nova geração de colegas. Na cultura, Iran foi um grande incentivador e ativista. De onde se pode ver a diversidade de sua atuação na vida e na profissão. Deixa amigos tristes e revoltados com sua partida nos mais diferentes campos de nossa arte e nossa cultura. Perdemos um querido e generoso amigo, colega e companheiro. Despedimo-nos sem poder nos fazer como certamente Iran gostaria. Com o Solar cheio de gente bonita, elegante e sincera. Descomunal despedida!
Iran vive! Sua alegria e generosidade não morrem jamais".

Por Tiago Holzmann, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS):
"Meu amigo há trinta anos. Colegas na UFRGS, parceiro na fundação da NAU, companheiro de todas as lutas no IAB e agora conselheiros no CAU. Inteligente e bem humorado, falante adorava uma boa discussão, criativo da lapiseira à tecnologia mais sofisticada. Fez o que pode pela arquitetura em amplo sentido e sempre com muita dedicação. O cara era de time, sem tempo ruim, vestia a camiseta e ia pra luta. Nos deixa em um momento triste, amplia ainda mais a tragédia a que estamos tentando sobreviver. Aumenta nossa responsabilidade de continuar a luta pela justiça e pela beleza e seguir em frente de cabeça erguida".

Por Evandro Babu Medeiros, presidente do Sindicato dos Arquitetos do RS (Saergs):
"O Iran era um referencial de arquiteto artista, levando arquitetura pro teatro, pra dança, pra música, sempre com muito embasamento e disposição. Além disso, o Iran foi um dos protagonistas da NAU DE ARQUITETOS E URBANISTAS, criada em 1999, um movimento ímpar, que abraçou, nos anos seguintes, as entidades regionais, IAB e SAERGS, para, juntos, viabilizar a criação do nosso próprio conselho profissional, o CAU. Iran era um ativista da política profissional, sendo um dos presidentes do IAB nesta retomada de rumos e consolidando as atuações dos Arquitetos nos Conselhos Estaduais de Cultura ou ligados ao Patrimônio Histórico. Como amigo, Iran era um exemplo de solidariedade, gentileza, generosidade, sua casa tantas vezes foi nossa casa e sua presença, nossa felicidade. Fará falta, como Arquiteto, como esposo, pai, amigo, mas, principalmente, nestes dias tão difíceis, fará falta como pessoas que fazem a diferença em nossas vidas".