Projeto irá criar soluções inovadoras de acesso à água em comunidades da Região Metropolitana de Porto Alegre

Data: 10/07/2020
Fonte: Sabrina Ortácio - jornalista

Estudantes e profissionais de todas as áreas podem participar de um projeto colaborativo que vai buscar soluções inovadoras para melhorar o abastecimento de água em comunidades carentes da Região Metropolitana de Porto Alegre. O projeto ConectaLAB é uma iniciativa do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) em parceria com o coletivo TransLAB.URB, e conta com recursos do Ponto de Cultura Solar do IAB RS, projeto selecionado no edital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Cultura em 2019.  

“A crise sanitária global do coronavírus provoca um senso de urgência e expõe a brutal desigualdade social brasileira que perpetua o fato de que muitas pessoas não têm garantido o acesso à água e ao saneamento”, observa Rafael Passos, presidente do IAB RS.

O projeto ConectaLAB será um espaço totalmente virtual focado no tema do abastecimento de água, realizado em um formato de maratona de 08 dias dentro de quatro equipes com 08 integrantes de formações e habilidades variadas. Os encontros virtuais serão diários e contarão com o apoio de mentoras, mediadoras e provocadoras, que serão responsáveis pela condução de todo o processo. 

Os interessados podem fazer suas inscrições acessando o formulário disponível no link: https://bit.ly/ConectaLAB_IABRS. É necessário informar a disponibilidade entre os dias 31/07 e 07/08, o interesse no Laboratório, a sua aproximação com o tema, os conhecimentos que podem contribuir para o processo e as ideias que já vem pensando para estes problemas de abastecimento de água. A lista final dos selecionados será divulgada na terça-feira (28/07) no site http://www.iab-rs.org.br/projetos-culturais/conectalab.aspx
 

APLICAÇÃO DO PROJETO TERÁ ENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES
 
Após a finalização do Laboratório, as equipes devem apresentar as propostas desenvolvidas para cada cenário, que serão compiladas em um Caderno de Soluções, com atributos que possam ser replicáveis em outras realidades semelhantes. O passo seguinte será de aplicação das ideias buscando contemplar o envolvimento das comunidades locais. A viabilidade do trabalho presencial ainda no contexto do risco de contágio do Covid-19 terá as adaptações necessárias, para que se possa chegar em um projeto executivo que materialize o espírito da inovação social urbana.


SERVIÇO
O QUE: Projeto irá criar soluções inovadoras de acesso à água em comunidades da região metropolitana Porto Alegre
QUEM:  Podem participar profissionais e estudantes de diversas áreas
QUANDO: Inscrições entre os dias 10 e 20 de julho de 2020
ONDE: Resultado do projeto será aplicado em comunidades carentes da Região Metropolitana de Porto Alegre.
INFORMAÇÕES: http://www.iabrs.org.br/projetos-culturais/conectalab